Voltar
Serviços
Remoção do tártaro é questão de saúde
Fazer a remoção do tártaro de cães e gatos não é uma questãoapenas de higiene bucal. É, sim, uma questão de saúde muito importante e, casonão se tenha o cuidado necessário pode gerar questões graves de saúde.
Além do mau hálito, a ocorrência do tártaro gera riscos demaiores infecções e infestação de bactérias que podem migrar para órgãos vitaisdo animal.
Como surge o tártaro?
Quando não escovamos os dentes do cachorro ou gato, osrestos de alimentos vão acumulando placas que se calcificam dando origem aotártaro. Ali, as bactérias se desenvolvem produzindo toxinas irritantes quecausam a gengivite. A contínua calcificação atrai mais bactérias que afetam ostecidos que sustentam os dentes. Os sintomas são claros, dá pra notarvisivelmente as placas nos dentes e, também, sentir o mau hálito causado pelasbactérias.
Preciso me preocuparcom o tártaro no meu animal de estimação?
Sim! Não ésó o sorriso que é afetado, o tártaro representa um grande risco para a saúdedo seu cãozinho ou gatinho. Além do mau hálito, da dificuldade na trituraçãodos alimentos e do risco de perder os dentes, o tártaro é a porta de entradapara bactérias mais fortes que conseguem chegar a órgãos como coração, fígado erins. Essa infestação por bactérias pode até ocasionar a morte do animal.
Como tratar?
O tratamento realizado é a limpeza do tártaro em todos osdentes que só poderá ser feita por um veterinário. O animal terá que passar poranestesia geral para que se consiga extrair o tártaro das áreas dos dentes queficam cobertas pela gengiva. No entanto, animais idosos ou em condições desaúde mais sensíveis correm riscos ao receber esse tipo de anestesia. Nessescasos, o veterinário deverá avaliar a necessidade de realização doprocedimento.
Como prevenir?
Com escovação diária dos dentes durante pelo menos 15minutos ou, pelo menos, uma vez por semana. Peça orientação do veterinário paracomprar a escova e o creme dental corretos. Nunca use creme dental parahumanos, pois o seu amiguinho pode engolir e se intoxicar. Faça da escovação ummomento de diversão para o animal e, ao final, o presenteie com um snack.Rações e snacks específicos contém ingredientes que ajudam a prevenir otártaro.
Lembrando que essas alternativas servem apenas para evitar aformação do tártaro, se o animal já está sofrendo com a doença, o únicotratamento é a limpeza realizada pelo veterinário.
Mantenha o sorriso do seu amigo de quatro patas sempresaudável e livre desse grande inimigo do hálito.
Textoretirado do site de nosso parceiro EQUILÍBRIO com revisão do VeterinárioAlessandro Nora LucenaNa foto o Dr. Nardeli Lucena supervisiona o procedimento feito pela futura veterinária Amanda Rossetti, que está fazendo seu estágio na Clínica Sâo João