Voltar


Casos extremos

Reconstrução de face

Hoje vamos relatar o caso de um cão que foi resgatado extremamente ferido na BR-116, em Caxias do Sul e trazido para a Clínica Veterinária São João. 

Ele teve a sorte de ser recolhido por uma pessoa que ama os animais e não poupou esforços até encontrar profissionais decididos a restaurar suas condições de saúde. 

Quando chegou à Clínica São João, o cão estava extremamente machucado, com um ferimento extenso e profundo ocupando todo o lado direito da cabeça. Já não havia mais o olho direito.   

O veterinário Nardeli Lucena conta que o caso era bastante complexo, pois a ferida estava muito infeccionada. Inicialmente, o cão foi anestesiado e foram realizadas a limpeza e a desinfecção dos ferimentos. Além da lesão de grande porte e da infecção, o cão estava muito desidratado e precisou ficar diversos dias submetidos a hidratação endovenosa associada a um enérgico tratamento com antibióticos, antiinflamatórios e um suporte contra a dor. 

- Depois de tratado o ferimento, começamos o preparo para a realização de uma cirurgia plástica de recobrimento da extensa ferida ainda existente. Por fim, realizamos a cirurgia de um retalho deslizante de pele associada a um enxerto de gordura, para preenchimento da órbita ocular. O enxerto foi retirado da região glútea do cão - explica Dr. Lucena.

Hoje o cachorro está totalmente recuperado e vive uma vida muito feliz junto com a senhora que o resgatou. 


* Para ver a sequência de fotos clique na galeria abaixo