Voltar


Tecnologia

Microchip em animais

O microchip para cães e gatos é uma forma popular e moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro. O microchip é um minúsculo dispositivo eletrônico, do  tamanho de um grão de arroz, que armazena um código numérico único. Ele é implantado por meio de uma seringa sob a pele do animal. O microchip contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas do pet, possibilitando a sua identificação em caso de perda.

Após realizar a microchipagem, a Clínica faz o cadastro do animal em um dos bancos de dados disponíveis. O acesso a estes dados se dá com um leitor de microchip, disponível na maioria das boas veterinárias brasileiras. Na Veterinária São João, utilizamos o sistema BackHome  um dos melhores disponíveis no Brasil.

O uso de microchip para cães e gatos já é obrigatório em muitos lugares. Em algumas cidades, como São Paulo, criadores ou pet shops são obrigados por lei a microchipar os animais que serão vendidos ou doados. Da mesma forma, a cidade de Campo Grande (MS) também já adotou lei semelhante.

Outra informação interessante é que é obrigatório implantar o microchip no cachorro ou no gato se o animal estiver viajando para o Japão ou países da Europa.

Muitas Associações de Criadores de cães e gatos exigem a utilização do microchip para assegurar a origem da raça e impedir falsificações de pedigree.

O ideal é que o microchip seja implantado no terceiro mês de vida do pet, quando o esquema de vacinação já está completo. É nesse período que o cão ou gato filhote recebe a terceira dose da vacina múltipla.

Em nossa Clínica, todo o cliente que fizer o esquema completo de vacinação do filhote, recebe gratuitamente a implantação do microchip.

- Essa é uma cortesia que fizemos questão de manter, pois é um sistema prático e seguro que evita o extravio de animais - ressalta o Dr. Nardeli Lucena, fundador da Veterinária São João, em Caxias do Sul.    

O  microchip é implantado de forma subcutânea e uma das regiões mais indicadas é que seja na nuca dos bichinhos.

Atenção: o microchip não localiza o cão ou o gato, como um sistema de GPS, ele funciona como um número de RG. Assim, quando o leitor identifica esse número, ele é utilizado pra acessar o banco de dados onde o animal está cadastrado.


DICA: Sempre que você achar um cão ou gato perdido, procure uma boa veterinária. Lá os profissionais poderão verificar se o animal possui ou não o microchip, facilitando assim a busca pelos verdadeiros donos. 


Confira aqui algumas perguntas e respostas mais frequentes sobre microchip em animais